22 março 2012

Prova dos 5


Aqui ficam algumas imagens da nossa visita ao hipermercado para participar na ação Alimentação Hiper Saudável - prova dos 5.
 Em breve publicaremos a reportagem dos nossos pequenos jornalistas.



21 março 2012

21 de Março

Hoje é o Dia da Poesia e o Dia da Árvore!
Aqui fica um poema de Luísa Ducla Soares para assinalar estas duas comemorações tão especiais:


PLANTAR UMA FLORESTA

Quem planta uma floresta
...
planta uma festa.

Planta a música e os ninhos,
faz saltar os coelhinhos.

Planta o verde vertical,
verte o verde,
vário verde vegetal.

Planta o perfume
das seivas e flores,
solta borboletas de todas as cores.

Planta abelhas, planta pinhões
e os piqueniques das excursões.

Planta a cama mais a mesa.
Planta o calor da lareira acesa.
Planta a follha de papel,
a girafa do carrocel.

Planta barcos para navegar,
e a floresta flutua no mar.
Planta carroças para rodar,
muito a floresta vai transportar.
Planta bancos na avenida,
descansa a floresta de tanta corrida.

Planta um pião
na mão de uma criança:
a floresta ri, rodopia e avança.


Luísa Ducla Soares

16 março 2012

VIVA O CARNAVAL!



A história “O Palhaço Risoleto” foi o ponto de partida para as nossas vivências de Carnaval. Da exploração desta história, partiu-se para várias atividades que enformaram e animaram esta época carnavalesca. Assim, pudemos aprender e entoar canções, lengalengas e poemas. No âmbito da plástica, fizemos máscaras com a utilização de várias técnicas, possibilitando e incentivando a nossa criatividade e o sentido estético. No âmbito do conhecimento do mundo, fizemos pesquisas sobre as vivências do Carnaval em várias culturas. Em relação à matemática, explorámos vários conceitos relacionados com os atributos dos objetos (tamanho, textura, cor, forma, grandeza e medida) assim como se proporcionaram desafios/problemas matemáticos.



No dia 17 foi o dia do concurso de disfarces e do baile de Carnaval.  O Júri, constituído por crianças de todos os níveis de escolaridade, dava a pontuação. Foi um momento de grande entusiasmo e alegria.









Em articulação com os pais e autarquia local, definiu-se a temática que serviria de motivação para o arranjo e enfeite do carro alegórico e dos disfarces que as crianças deveriam levar no Corso da freguesia a realizar no sábado, dia 18 de fevereiro. Assim, ficou decidido que o tema seria “As profissões”. Durante a semana pintaram-se painéis onde estavam representadas as várias profissões sugeridas pelas crianças (médico, enfermeiro, professor, engenheiro, bombeiro, polícia, ….). Todos se envolveram nesta atividade, famílias, crianças, docentes, não docentes, associação de pais e autarquia local. Como no Carnaval ninguém leva a mal, não deixou de estar presente a sátira política alusiva ao incentivo à emigração dos jovens, representada com malas de viagem. A montagem e arranjo final do carro alegórico foi da responsabilidade das educadoras com a ajuda de alguns pais/encarregado de educação.






15 março 2012

Viagem pelo Branco

Viagem pelo Branco

De encontro ao Projeto Leituras “Ler as Cores”, durante o mês de Janeiro a cor “branco” foi explorada no nosso Jardim através de uma viagem por várias histórias e poemas. Estes proporcionaram-nos uma “viagem pelo branco” que nos levou até à “paz”, à neve, às estações do ano (inverno), ao comportamento químico do gelo, aos contrastes (branco/preto), à construção do Branquinho (boneco de neve), à exploração de simetrias e à resolução de um problema de matemático (problema dos bonecos de neve), numa viagem verdadeiramente significativa para todas as crianças.
Na abordagem da estação do ano, “inverno”, a neve e os bonecos de neve foram os personagens principais. Como podem ver nas imagens de alguns dos nossos trabalhos.


 

Janeiras

 Olá amiguinhos!
Devido a uns problemazitos técnicos, não nos foi possível publicar neste blog, dando conta das nossas atividades. Mas, cá estamos nós novamente a partilhar as nossas vivências.

Foi no último janeiro que, como manda a tradição, percorremos as ruas da freguesia levando alegria e votos de um BOM ANO.
Agradecemos a todos que nos receberam com muito carinho, oferecendo-nos "miminhos" (rebuçados, bolachas, bolinhos,...) que muito apreciámos.
No JI organizamos um pequeno Encontro de Janeiras para que os nossos pais e avós tivessem também a possibilidade de nos ouvir. Obrigada a todos pela vossa presença. Para o ano há mais....