15 maio 2014

A Maior Flor do Mundo

A Maior Flor do Mundo é uma magnífica história para crianças.
Transformando-se em personagem, o autor, José Saramago,  conta-nos que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças pois achava não ter as qualidades necessárias mas ...



05 maio 2014

Semana da primavera

Finalmente chegou o bom tempo e com ele as nossas plantações.
Com o apoio da Câmara Municipal, plantámos ervas aromáticas nos canteiros da nossa escola.
Agora o nosso recreio está mais bonito e perfumado.




01 maio 2014

Prepara-te para os exames!

http://www.escolovar.org/mat_rainfores1.htm

Maios



Conta a lenda que...

Andavam os judeus à procura de Jesus para o matarem, quando certo dia, à noitinha, o viram recolher-se a uma casa de aparência humilde.
 Então, para poderem na manhã seguinte prender Jesus, penduraram um ramo de giestas no fecho da porta, a fim de não terem dificuldade em reconhecer a casa em que ele dormira.
 Mas, na manhã seguinte, por milagre, todas as casas tinham ramos de giestas nas portas. Desse modo, os judeus desorientados, não puderam descobrir a casa onde Jesus estava.
 A partir desse dia e ainda hoje, se costuma, no primeiro dia do mês de Maio, enfeitar as portas das casas com giestas, a que se dá o nome de Maias, por florirem em Maio..



Acreditamos que valorização dos rituais e das tradições em família são uma excelente ocasião para criar um sentimento de identidade e de pertença a uma região.
 Lançamos o desafio e os pais aderiram. O resultado foi fantástico...
Parabéns a todos os que participaram!