O Coelhinho da Páscoa parece que passou pela nossa escola.... não o vimos mas descobrimos ovinhos no recreio! Fizemos uma caça aos ovos muito divertida.
Feliz Páscoa a toda a comunidade educativa.
O Coelhinho da Páscoa parece que passou pela nossa escola.... não o vimos mas descobrimos ovinhos no recreio! Fizemos uma caça aos ovos muito divertida.
Feliz Páscoa a toda a comunidade educativa.
O teatro de sombras é uma arte muito antiga de contar histórias e de
entretenimento que usa silhuetas num jogo de luz e cor.
Foi desta forma que na nossa escola assinalamos o Dia Mundial do Teatro. Todas as crianças assistiram à peça “O Coelhinho que não era da Páscoa”, uma história de Ruth Rocha
Foi desta forma que os mais novos na EB de Vila Nova de Anha demonstraram o seu carinho e a sua gratidão pelos seus pais: para o pai que está em casa, para o pai que está lá longe, para o pai que já partiu, para alguém que é um pai de coração.
O 3.º e 4.º anos conversaram com a criminologista Maria Maciel sobre a gestão de conflitos: como devem agir em caso de assédio e o que devem fazer para para prevenir estas situações.
Obrigada a Associação de Pais por nos proporcionar este momento e à Maria pela sua disponibilidade.
Imagem: Associação de Pais |
O Semáforo do Toque é um jogo que ensina as crianças a autoproteção, a compreender os limites do seu corpo e do outro e pode ajudar a prevenir o assédio.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação promoveu na escola do 1.º ciclo uma sessão sobre este tema.
De uma forma lúdica e ativa a criminologista Maria Maciel e as crianças identificaram as várias partes do seu corpo que podem ou não podem ser tocadas e aprenderam que devem falar com um adulto da sua confiança quando se sentirem desconfortáveis com alguma situação.
Em parceria com a equipa de Saúde Escolar, refletimos sobre os comportamentos que podemos ter em público e aqueles devemos reservar para a nossa intimidade, isto é, em privado.
Desta forma, as crianças desenvolvem competências sociais de integração e relacionamento positivo com os outros, de proteção do seu corpo, a noção de limites e a respeitar os limites dos outros.
Continuamos desta forma a trabalhar o nosso projeto GentilMente: ser gentil comigo e com os outros.