16 março 2012

VIVA O CARNAVAL!



A história “O Palhaço Risoleto” foi o ponto de partida para as nossas vivências de Carnaval. Da exploração desta história, partiu-se para várias atividades que enformaram e animaram esta época carnavalesca. Assim, pudemos aprender e entoar canções, lengalengas e poemas. No âmbito da plástica, fizemos máscaras com a utilização de várias técnicas, possibilitando e incentivando a nossa criatividade e o sentido estético. No âmbito do conhecimento do mundo, fizemos pesquisas sobre as vivências do Carnaval em várias culturas. Em relação à matemática, explorámos vários conceitos relacionados com os atributos dos objetos (tamanho, textura, cor, forma, grandeza e medida) assim como se proporcionaram desafios/problemas matemáticos.



No dia 17 foi o dia do concurso de disfarces e do baile de Carnaval.  O Júri, constituído por crianças de todos os níveis de escolaridade, dava a pontuação. Foi um momento de grande entusiasmo e alegria.









Em articulação com os pais e autarquia local, definiu-se a temática que serviria de motivação para o arranjo e enfeite do carro alegórico e dos disfarces que as crianças deveriam levar no Corso da freguesia a realizar no sábado, dia 18 de fevereiro. Assim, ficou decidido que o tema seria “As profissões”. Durante a semana pintaram-se painéis onde estavam representadas as várias profissões sugeridas pelas crianças (médico, enfermeiro, professor, engenheiro, bombeiro, polícia, ….). Todos se envolveram nesta atividade, famílias, crianças, docentes, não docentes, associação de pais e autarquia local. Como no Carnaval ninguém leva a mal, não deixou de estar presente a sátira política alusiva ao incentivo à emigração dos jovens, representada com malas de viagem. A montagem e arranjo final do carro alegórico foi da responsabilidade das educadoras com a ajuda de alguns pais/encarregado de educação.






Sem comentários:

Enviar um comentário

O teu comentário é bem-vindo!

1º Escreve o teu comentário ou sugestão.
2º Identifica-te.
3º Clica em "Publicar"

Atenção: todos os comentários são moderados. É proibida a utilização de vocabulário impróprio. Os comentários considerados ofensivos serão eliminados